RNPF x TUSS x ROL – Entenda a diferença

Referencial xTuss x RolÉ muito comum em discussões entre as associações de prestadores de serviço o uso dos termos acima descritos. Infelizmente esse assunto, muitas vezes, não chega ao mercado ou, mesmo ainda, nos bancos de faculdade. Tentaremos, nesse post, descrevê-los e compará-los.

O RNHF é um documento criado pelo COFFITO mediante estudo da FGV para estabelecer os padrões mínimos de remuneração dos prestadores de serviços em Fisioterapia, sejam esses pessoas físicas(profissional liberal) ou pessoa jurídica(empresas, cooperativas etc). Nesse documento é decrito não apenas os valores, mas uma terminologia que foi desenvolvida com base na CIF(Classificação Internacional de Funcionalidade). Esse é dividido em capítulos e esses em níveis de complexidade.Esse

documento deve servir como PARAMETRO NAS NEGOCIAÇÕES COM AS OPERADORAS ou então como referencia mínima na cobrança de procedimentos fisioterapêuticos.

A TUSS ou Terminologia Unificada da Saúde Suplementar é uma tabela que foi criada pela ANS (Agência Nacional de Saúde) e tem como objetivo padronizar a nomenclatura utilizada pelas diferentes OPS (Operadoras de Planos de Saúde). Até certo tempo a FISIOTERAPIA NÃO TINHA NOMENCLATURA PRÓPRIA, HOJE NÓS TEMOS, estamos descritos nessa relação de procedimentos. Essa relação muda constantemente de acordo com A PRESSÃO E RESPALDO QUE CADA PROFISSÃO POSSUI. AINDA NÃO CONSEGUIMOS COLOCAR NA TUSS OS “NÍVEIS DE COMPLEXIDADE” descritos em nosso RNPF.

O ROL DE PROCEDIMENTOS define uma lista de consultas, exames e tratamentos que os planos de saúde são obrigados a oferecer, conforme cada tipo de plano de saúde – ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico. Essa lista é válida para os planos contratados a partir de 02 de janeiro de 1999, os chamados planos novos. É válida também para os planos contratados antes dessa data, mas somente para aqueles que foram adaptados à Lei dos Planos de Saúde. É O MÍNIMO QUE AS OPERADORAS DEVEM OFERECER AOS USUÁRIOS.

Em 2014 foi introduzida a CONSULTA FISIOTERAPÊUTICA no ROL DE PROCEDIMENTOS.

 

Luis Henrique Cintra

Consultor em Negócios de Saúde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s